Menu Horizontal

Menu horizontal de baixo

sexta-feira, 16 de maio de 2014

Geo aula (Aula Complementar 1)

Nesse novo post também estarei colocando o conteúdo das minha aulas, mas nesse é diferente, são aulas complementares ao curso, visto a dificuldade de alguns alunos que já viram e esqueceram, para aqueles que ainda não tiveram contato com a matéria e agora, também sendo compartilhado pra você meu amigo descobridor!

Não quero que fiquem "boiando" em nomenclaturas e outros termos complexos que vamos ver nas aulas de Gás Natural e outras que estaremos postando na sequencia e isso para todos, tanto alunos, quanto nossos amigos leitores.

Veja nossa primeira aula de Gás natural

Em nossas aulas complementares estudaremos a química orgânica e outras coisas simplesmente para podermos entender o que nos interessa, que são os hidrocarbonetos.

Aula complementar 1 - Química do Petróleo


Ligações químicas

As ligações químicas são uniões estabelecidas entre átomos para formarem moléculas ou no caso de ligações iônicas ou metálicas aglomerados atômicos organizados de forma a constituírem a estrutura básica de uma substância ou composto. Na Natureza existem aproximadamente uma centena de elementos químicos. Os átomos destes elementos químicos ao se unirem formam a grande diversidade de substâncias químicas.

As ligações químicas podem ocorrer através da doação e recepção de elétrons entre os átomos, que se transformam em íons que mantém-se unidos via a denominada ligação iônica.
Outro tipo de ligações químicas ocorre através do compartilhamento de elétrons: a ligação covalente. Como exemplo tem-se a água (H2O). Dá-se o nome de molécula apenas à estrutura em que todos os seus átomos conectam-se uns aos outros de forma exclusiva via ligação covalente.

Existe também a ligação metálica onde os elétrons das últimas camadas dos átomos do metal soltam-se dos respectivos íons formados e passam a se movimentar livremente entre todos os íons de forma a mantê-los unidos. Um átomo encontra-se assim ligado não apenas ao seu vizinho imediato, como na ligação covalente, mas sim a todos os demais átomos do objeto metálico via uma nuvem de elétrons de longo alcance que se distribui entorno dos mesmos.



Na sua grande maioria, os compostos orgânicos possuem exclusivamente ligações covalentes e como estamos estudando os próprios, já que o petróleo é um composto em sua maior parte orgânico, vamos dar mais ênfase à explicar esse tipo de ligação.



Ligações Covalentes ou Moleculares

Ligação covalente ou molecular é aquela onde os átomos possuem a tendência de compartilhar os elétrons de sua camada de valência, ou seja, de sua camada mais instável. Neste tipo de ligação não há a formação de íons, pois as estruturas formadas são eletronicamente neutras, como o exemplo abaixo, da água. Ele necessita de dois elétrons para ficar estável e o H irá compartilhar seu elétron com o O. Sendo assim o O ainda necessita de um elétron para se estabilizar, então é preciso de mais um H e esse H compartilha seu elétron com o O, estabilizando-o. Sendo assim é formado uma molécula o H2O.





Níveis  energéticos

Os elétrons de um átomo encontram-se distribuídos em níveis energéticos ou camadas eletrônicas que são designados pelas letras K,L,M,N,O,P,Q. os números máximos de elétrons em cada nível para os elementos químicos que conhecemos são:







Regra do octeto

Um grande número de elementos adquire estabilidade eletrônica quando seus átomos apresentam oito elétrons na sua camada mais externa, e usualmente esses se ligam de forma a buscarem completar esses oito elétrons, especificamente ao completar suas camadas externas. Dadas as variações na distribuição eletrônica, existem exceções para essa regra, a exemplo do Hidrogênio (H) que se estabiliza com dois elétrons na última camada.1 Como exemplo da regra do octeto, válida contudo de forma bem regular para os elementos representativos da tabela periódica, temos o caso do átomo de carbono, que é tetravalente (pode realizar quatro ligações), e além dele todos os átomos que pertencem a família de número 14 da tabela periódica que, também tetravalentes, encontram-se no eixo central dessa regra (Octeto).



Na próxima aula vamos dar início a química orgânica.


É isso ai, pessoal! Até próxima. Fiquem ligados!




Fonte:

SPAE- Química - 3ª Série - Volume I - Pág.13 - Estudo da eletrosfera - Níveis energéticos.
Ligações Químicas - http://pt.wikipedia.org/wiki/Liga%C3%A7%C3%A3o_qu%C3%ADmica





Se você estiver ligado com a gente, mande sua dica, curiosidade, vagas de emprego, já que todo material que você contribui é e sempre vai ser bem vindo. Afinal, o GeoPG também é seu, ta ligado? rs 

Abraço a todos!







E-mail pra contato e Skype: geopg@live.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...